• sexta-feira, 26 de abril de 2024

Competições vão envolver 20 escolas e mais de 150 alunos

Com o tema “Inclusão”, a Prefeitura Municipal de Cabedelo (PMC), por meio da Secretaria de Esporte, Juventude e Lazer (Sejul), abriu, nesta sexta-feira (12), os Jogos Escolares e Paraescolares municipais 2023.

O evento foi realizado no Ginásio Poliesportivo Edmilson Trigueiro do Nascimento (Missinho). Neste ano, os Jogos vão contar com a participação de  20 escolas – dentre Municipais, Estaduais, Particulares e o IFPB – e 152 alunos. A 1ª etapa da competição envolverá apenas estudantes de 12 a 14 anos.

A noite de abertura contou com desfile das escolas participantes ao som da Banda de Música da Polícia Militar do Estado da Paraíba, que fez uma participação especial. Durante o evento, ainda houve a apresentação do Grupo “Inclusão é Show”, que levantou o público com as coreografias de Jean Lucas e Gabriela Soares; e ainda a participação da Escola Municipal de Dança, com a performance das turmas Intermediário e Ballet Jovem intitulada “All that Jazz”, reunindo pequenos trechos de musicais da Broadway.

“É um prazer imenso para todos nós promover mais uma edição dos Jogos Escolares e Paraescolares de Cabedelo. Parabenizo a Secretaria de Esportes pela coordenação das atividades e também todas a Secretarias que estão envolvidas, a festa é dos nossos atletas. E é importante ressaltar que, pela primeira vez na história destes jogos, a Prefeitura arcou com todos os uniformes dos alunos da rede municipal. Isso demonstra nossa dedicação e carinho na promoção destas competições e reflete o nosso sonho para que daqui saiam não só bons atletas, mas também grandes cidadãos. E vamos trabalhar juntos e cada vez mais pelo esporte desta cidade, que essa chama dos jogos fique acesa em nossos corações”, afirmou o prefeito Vitor Hugo em seu pronunciamento oficial.

A Abertura dos Jogos como sempre foi marcada por momentos solenes, como o acendimento da pira olímpica, feito pelo estudante paratleta Lucas Luan do Vale Borges da Escola Municipal Paulino Siqueira; e o juramento do atleta,  proferido pelo estudante da Escola Maria José de Miranda Burity, Lucas dos Santos Marinheiro, multicampeão em várias modalidades de futebol e futsal.

Na primeira etapa, os jogos vão envolver competições de Futsal (masculino e feminino), Futebol de Areia (masculino), Handebol (feminino) e Atletismo Geral – Salto em distância, Arremesso de Peso, Pista 75m, Pista 250m, Pista 1.000m, Revezamento 4x75m e Pista Paraescolar (masculino, feminino e paraescolar).

O secretário de Esportes de Cabedelo, Maurício Vicente dos Santos, comentou com entusiasmo sobre a expectativa com mais uma edição dos jogos em Cabedelo.

“Além de ser os jogos da Inclusão que estende os braços e abre para pessoas com deficiência do nosso município, esta competição tem um simbolismo muito marcante para os cidadãos e a prova disso é o grande público que sempre prestigia. Os jogos são como o ‘carro chefe’ do esporte na cidade, pois alimenta o sonho de atleta em nossos alunos e consegue reunir muita emoção em torno dessas competições. O Esporte caminha junto com a Educação e essa parceria é muito importante, por isso fazemos um agradecimento especial à Secretaria de Educação que tem feito um trabalho fundamental no município. Esperamos a cada ano aprimorar a realização destes jogos”, afirmou o secretário.

Os alunos vibraram com cada momento na abertura do Jogos e agora esperam ansiosos pelas disputas esportivas, que têm início na próxima segunda-feira (15).

“Eu amo o Esporte. Está sendo tudo muito bem organizado pela Prefeitura e dá pra sentir que o povo de Cabedelo gosta muito. É a primeira vez que participo dos jogos aqui – pois antes eu morava em Santa Rita com meus pais – e lá não tinha essa empolgação toda. Estou ansiosíssima para participar de tudo”, afirmou a estudante Eloyza Lopes, que carregou a placa da Escola Municipal Rosa Figueiredo de Lima e vai participar das equipes de futsal, handebol e atletismo feminino.

Padrões escolares– Na quarta-feira (10), a Prefeitura de Cabedelo entregou os uniformes a serem utilizados na edição deste ano dos Jogos Escolares e Paraescolares do município.  Essa é a primeira vez que os estudantes participantes dos Jogos recebem padrões para a competição. Além das autoridades, a solenidade contou com a presença de representações de 10 escolas que oferecem Ensino Fundamental Anos Finais. Cada escola enviou 1 gestor, 1 professor de Educação Física e 2 alunos.

Receberam os uniformes as escolas Adolfo Pereira Maia, Maria Pessoa Cavalcanti, Elisabeth Ferreira da Silva, Maria Das Graças Carlos Rezende,  Maria José De Miranda Burity, Paulino Siqueira, Vereador Pedro Américo,  Plácido De Almeida, Rosa Figueiredo de Lima.

Deixe uma Resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.