• terça-feira, 14 de maio de 2024

Continua em fase de transição a mudança da administração do Hospital Edson Ramalho que passa a ser comandado pela PBSaúde, empresa pública subordinada à Secretaria de Saúde do Estado.

O ainda diretor-geral da unidade hospitalar, coronel Paulo Almeida da Silva Martins, pontuou que o quadro de PMs nas ruas deverá ser ampliado com o grande número de policiais que serão devolvidos às suas funções de origem para defender a sociedade.

“A Paraíba precisa de mais homens e mulheres da Polícia Militar nas ruas. Com o comando do hospital Edson Ramalho passando para a PB Saúde, certamente teremos a ampliação do quadro de policiais nas ruas”, disse o Coronel Almeida.

Ele ainda destacou os pontos positivos de sua gestão à frente do Hospital, nos mais de quatro anos como diretor-geral, tendo todas as contas aprovadas pelo Tribunal de Contas.

Uma administração que pode ser considerada um divisor de águas, com estratégias pensadas e implantadas para alavancar o bom nome da instituição HPMGER.

O Coronel Almeida chegou para comandar o Edson Ramalho em abril de 2019 e como medida imediata montou uma equipe de líderes, de profissionais capacitados e qualificados. Foram adotadas medidas e política interna de transformar o “velho” no “novo”. O hospital transformou-se rapidamente, com muitas reformas e melhorias, aquisição de equipamentos médicos hospitalares sofisticados, como também de ar condicionados.

Sempre apoiando a mudança de administração para PBSaúde, Almeida pontou os motivos, destacando que o Hospital Metropolitano já é administrado pela empresa e vem dando certo, as possibilidades de investimentos e tecnologias tendem a crescer, os processos licitatórios são menos burocráticos, dentre outras facilidades.

Coronel almeida encerra seu ciclo no Edson Ramalho fazendo uma das melhores gestões da história, tendo as contas aprovadas e deixando em caixa quase R$ 11 milhões e meio em recursos.

Para Marizaldo de Souto Lima, funcionário HPMGER, não é difícil descrever o período o qual o Cel. Almeida esteve à frente unidade hospitalar, pois os resultados do seu trabalho estão estampados nos corredores da instituição.

“Corredores esses que se tivesse a oportunidade de reportar, detalharia choros de sinceridade e gratidão de mães que se sentiram acolhidas ao dar à luz a um prematuro de 700g e após alguns meses se emocionarem ao verem seus bebês esbanjando saúde, graças a incubadora da nossa UTI neonatal, ou o sorriso de esperança de um paciente que há anos estava na fila para realizar uma cirurgia e sua tão sonhada hora chegou, ou o abraço apertado de uma filha em seu pai que teve sua vida devolvida após uma parada cardíaca na sala vermelha dessa instituição. São muitos exemplos para descrever e relatar. Se fosse atribuir um adjetivo à gestão do Coronel Almeida, eu escolheria COMPROMISSO, compromisso com o bem público”, disse.

Exemplo de Gestão bem sucedida com implantação de vários serviços:

  • Eficiência em gestão de saúde reduzindo filas e implantando um atendimento humanizado;
  • Aquisição de tomógrafo;
  • Novo laboratório;
  • Ambulatório de imunologia e alergologia;
  • Médico 24h no NIR, algo que nunca existiu;
  • UTI móvel com médico 24h;
  • Melhoria na avaliação dos pacientes;
  • Controle dos recursos, reduzindo fraudes;
  • Gestão adequada e com agilidade, tendo em vista uma demanda alta de pacientes;
  • Utilização plena dos recursos disponíveis;
  • Atenção especializada com diversos profissionais das mais variadas especialidades;
  • Praticidade no agendamento de exames;
  • Medicações de alto custo, sempre disponíveis e em estoque;
  • Curativos de alto custo em grande quantidade para diversas lesões de pele;
  • Reformas importantes em setores de porta de entrada do hospital;
  • Aquisições de equipamentos de alta complexidade para ampliar os serviços, agilizando o giro de leito hospitalar;
  • Aperfeiçoamento do fluxo do Núcleo Interno de Regulação (NIR), com a chegada do médico regulador.
  • Nas decisões tomadas sempre de forma colegiadas;
  • Elevada qualificação dos assessores;
  • Olhar voltado para dignidade dos servidores e usuários;
  • Pé no chão, sobriedade, honestidade e vontade de fazer o melhor.

Acertos

  • Promoção de funcionários que há anos não eram reconhecidos, pois tinham nível superior e continuavam trabalhando como nível médio.
  • Reforma estrutural do laboratório, centro de imagem, urgência, NIR, todo o teto do hospital, e as que ainda viriam, como CTI e bloco cirúrgico. E sem dúvidas teríamos ainda muito mais reformas, onde a gestão iria transformar o HPM em um canteiro de obras.
  • Prioridade no pagamento dos fornecedores, o que deu muita credibilidade para nunca faltar insumos.
  • Todo o esforço, teve a recompensa de o HPM ser falado na imprensa só com elogios.
  • A gestão sempre esteve aberta para atender o usuário e resolver os seus problemas.
  • Colocar o HPM em posição de destaque perante a opinião pública, pela ilibada conduta da gestão, acessibilidade e preocupação com o usuário.
  • Zeradas as filas de internamentos nos corredores, redução do número de óbitos
  • Implantação do time de resposta rápida, coisa que nunca se pensou existir no Edson Ramalho
  • Organização de fluxos, reorganizamos a clínica médica, criação da comissão de altas

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