• segunda-feira, 29 de abril de 2024

A melhoria do transporte público e da mobilidade urbana em João Pessoa tem sido uma das principais bandeiras de luta do vereador Marmuthe Cavalcanti (Republicanos), criador da Frente Parlamentar da Mobilidade Urbana e de Fiscalização da Qualidade no Transporte Público na Câmara Municipal de João Pessoa (CMJP). Na última semana, o parlamentar apresentou na CMJP mais dois requerimentos relacionados a esta causa: REQ 4.747/2023 e REQ 4.746/2023, que foram aprovados e encaminhados ao Executivo Municipal.

Através do Requerimento 4.747/2023, Marmuthe solicita à Superintendência Executiva de Mobilidade Urbana de João Pessoa (Semob-JP) a criação de uma linha de ônibus que interligue os bairros Colinas do Sul, Geisel, José Américo e Água Fria, até as imediações do Hospital Universitário Lauro Wanderley (HULW). Já no Requerimento 4.746/2023 o vereador solicita à Semob-JP a adoção de medidas cabíveis no tocante a melhorias e manutenção do transporte público coletivo referente à linha 118 (Paratibe-Valentina), incluindo a possibilidade de extensão do seu horário de funcionamento.

“As pessoas que precisam utilizar os serviços de saúde do Hospital Universitário não dispõem de uma linha direta que interligue os bairros do Colinas do Sul, Geisel, José Américo e Água Fria até o HU. Por isso, sentem-se ‘obrigadas’ a apanhar um Uber ou 99, devido à urgência no deslocamento. E além do gasto financeiro com o transporte particular por aplicativo, os moradores destes bairros da Zona Sul convivem com uma série de transtornos, como: superlotação nos ônibus das linhas atuais; falta de eficiência no atendimento ao cidadão; maiores riscos e perigos ao ter que se deslocar de um lado da UFPB, onde está o HU, até o outro lado, que fica bem distante, para finalmente ter acesso ao ônibus”, explicou Marmuthe.

Valentina também sofre com o transporte público

Vale salientar que o descaso vivido pelos moradores do Valentina de Figueiredo, quanto aos ônibus urbanos, é antigo. A oferta de linhas e de ônibus é bem menor que a demanda desta enorme localidade, o segundo maior bairro de João Pessoa. Além disso, a ineficiência das linhas atuais; falta de estrutura nas paradas obrigatórias; superlotação de veículos nos ‘horários de pico’; e o longo tempo de espera, são os maiores problemas enfrentados, cotidianamente, pelos passageiros.

“As duas solicitações têm como objetivo atender as necessidades dos usuários do transporte público coletivo da nossa cidade. No caso da linha 118 (Paratibe-Valentina), são necessárias melhorias operacionais e manutenção constante dos veículos que atendem aos passageiros destes bairros, incluindo também a possibilidade de extensão do horário de funcionamento da linha, para beneficiar estudantes e trabalhadores do período noturno. Enfim, trata-se de uma iniciativa que vai proporcionar aos habitantes da região maior qualidade de vida, segurança, comodidade e dignidade”, concluiu Marmuthe.

Deixe uma Resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.