• quarta-feira, 1 de maio de 2024

Dados do Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae) revela que, este ano, sete em cada dez vagas de trabalho com carteira assinada foram criadas por micro e pequenos negócios. Reconhecendo a importância de empreender para a geração de emprego e renda, o deputado estadual Jutay Meneses (Republicanos) apresentou na Assembleia legislativa da Paraíba (ALPB) um projeto que incentiva a prática do empreendedorismo ainda na escola.
 
O projeto de Lei 436/2023 cria o Programa Estadual de Educação Empreendedora na Rede de Ensino Estadual da Paraíba que tem como objetivo contribuir para a disseminação da cultura empreendedora, a fim de possibilitar uma nova consciência de trabalho na comunidade escolar e incentivar o posicionamento empreendedor naqueles que ingressarão no mercado de trabalho ou criarão negócios próprios.
 
De acordo com o projeto, o ensino de empreendedorismo se dará em forma de disciplina ou de projetos transversais que proporcionem aos alunos o desenvolvimento das suas características empreendedoras visando ao desenvolvimento de cidadãos ativos. O material didático a ser utilizado deverá conter as orientações necessárias ao desenvolvimento das atividades do professor e do aluno. Já os professores da rede pública estadual do ensino médio aplicarão metodologias que permitam a unidade escolar adaptar à sua realidade sociocultural, sem desobedecer às orientações metodológicas propostas.
 
Jutay explica que também poderão ser criadas e estimuladas no âmbito do programa a feira do jovem empreendedor – espaço para a exposição dos projetos de empreendedorismo desenvolvidos pelos alunos; clube do jovem empreendedor – para apoiar os jovens na obtenção de conceitos técnicos e de gestão que proporcionem a abertura ou a ampliação do negócio de maneira competitiva; e o centro de educação empreendedora – para disseminar a cultura empreendedora por meio de ações educativas focadas no desenvolvimento de competências e no fortalecimento de princípios éticos, com o objetivo de desenvolver metodologias, cursos, jogos, materiais didáticos e disciplinas, inclusive cursos de ensino a distância.
 
Também prevê a capacitação e o treinamento de professores; a promoção de feiras, exposições, eventos e prêmios; além de estimular as atividades com os alunos; promover parcerias com outras escolas, universidades, instituições de fomento e apoio ao empreendedorismo, empresas e organizações sociais.
 
“O empreendedorismo é o motor que gera inovação, emprego e crescimento econômico. Só com a criação de um ambiente em que o empreendedorismo possa prosperar e os empresários possam experimentar novas ideias e capacitar outras pessoas é que poderemos garantir que muitos dos problemas de nossa sociedade poderão ser mitigados”, destacou Jutay.

Deixe uma Resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.