• segunda-feira, 29 de abril de 2024

O prefeito de Patos, Nabor Wanderley, enviou para a Câmara Municipal o Projeto de Lei de autoria do executivo n° 27/2023 que institui o Programa de Regularização Fundiária Urbana (Reurb) a fim de identificar os núcleos urbanos formais consolidados no âmbito do município de Patos e promover sua regularização, constituindo direitos reais às unidades imobiliárias existentes e assegurando a prestação de serviços públicos a seus ocupantes.

Nesta terça-feira, dia 08 de agosto, a Câmara Municipal, aprovou em primeira votação o referido Projeto, por maioria, sendo que esse foi apreciado pela Comissão de Constituição e Justiça, tendo a presença da fiscal de tributos da Prefeitura, Méryclis D’Medeiros, que detalhou o documento para os vereadores presentes, Tide Eduardo (presidente da Câmara) e os membros da CCJ, Davi Maia e Willami Lucena (Willami da Farmácia).

De acordo com Meryclis D’Medeiros, o Reurb-S regulariza as situações imobiliárias em que os munícipes não têm o título de propriedade, ou seja, não têm, registro ou escritura definida.

“Há um grande problema porque ao longo dos anos há loteamentos irregulares, há vendas particulares de promessa de compra e venda que não podem ser regularizados no cartório porque, às vezes, tem problema na matrícula, na transmissão. As leis anteriores apenas davam direito a regularização da legitimação de posse que teria que aguardar dez anos e até mais para converter a posse em propriedade. E essa lei quebra essa cadeia, ela faz com que o município, de forma mais rápida, consiga titular seu imóvel”, explicou Méryclis.

A regularização Fundiária de Interesse Social (Reurb-S) será custeada pelo município, sendo esta aplicável aos núcleos urbanos informais consolidados cuja ocupação por população de baixa renda seja igual ou superior a 50%. Já a regularização Fundiária de Interesse Específico (Reurb-E) será contratada e custeada por seus potenciais beneficiários ou requerentes privados, preferencialmente por meio de associação de Moradores.

Para a fiscal de tributos, o projeto enviado à Câmara pelo prefeito Nabor Wanderley “é um marco na questão urbanística de Patos”.

O projeto segue para segunda votação na quinta-feira, dia 10, em sessão na Casa Legislativa.

Deixe uma Resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.