• quinta-feira, 16 de maio de 2024

Serviço está em funcionamento há dez dias e foi aprovado pelos Conselhos Regionais de Medicina e Enfermagem

A Prefeitura de Campina Grande, por meio do programa Saúde de Verdade, criou mais um importante serviço para a população da cidade. O projeto piloto Campina Telemedicina foi implantado neste mês de setembro nas duas Unidades de Pronto Atendimento (UPAs), com o objetivo de agilizar os atendimentos e otimizar a oferta de consultas para pacientes com quadros leves de adoecimento.

Nesta segunda-feira, 25, representantes do Conselho Regional de Medicina (CRM) e do Conselho Regional de Enfermagem (COREN) da Paraíba conheceram o projeto e aprovaram a medida.

O Campina Telemedicina funciona em consultórios dentro das UPAs Dr. Raimundo Maia (Alto Branco) e Dr. Adhemar Dantas (Dinamérica). No consultório, um profissional de enfermagem auxilia o paciente no contato com o médico, que ocorre por meio de comunicação digital, mediada por uma tela, uma câmera e um sistema de som, via internet. Os pacientes classificados com perfil verde e azul são comunicados da possibilidade de atendimento por teleconsulta e, em caso de aceite por parte dos pacientes, eles fazem o atendimento remoto.

Uma das vantagens é a celeridade no atendimento. ’Esse atendimento acelera o tempo de espera do paciente, que antes aguardava por horas e agora pode ser atendido em minutos. Mas, caso ele se sinta mais confortável, pode ser atendido pelos profissionais presencialmente. Com essa medida, os médicos que estão na UPA ficam mais voltados para os casos mais urgentes. Essa ação otimiza todo o fluxo de funcionamento e de assistência aos pacientes, melhorando o desempenho da unidade e a satisfação dos pacientes’, explicou o secretário municipal de Saúde, o médico Gilney Porto

O secretário Gilney Porto conheceu a experiência no mês passado, na cidade de São Paulo, e já implantou a solução em Campina Grande, por determinação do prefeito Bruno Cunha Lima.

O policial Deyvison Diego buscou atendimento para uma dor de garganta. ’Foi bastante rápido. Recebi a medicação e a receita para o tratamento em casa. Só tenho a parabenizar o serviço, adianta demais’, disse o paciente.

’Nós temos feito atendimentos desde adolescentes até idosos e a aceitação está sendo muito boa. É um serviço a mais que a Prefeitura oferece para a população de Campina Grande’, disse o médico do Campina Telemedicina, Gabriel Porto.

CRM

O diretor de fiscalização do CRM-PB, Bruno Leandro, explicou que a medida é legal. ’É absolutamente legal pela Resolução do Conselho Federal de Medicina, tanto para a teleconsulta, quanto para o telediagnóstico. O atestado médico expedido com certificação digital é válido e muito superior, inclusive, na sua segurança ao carimbo tradicional, bem como as receitas de medicações, que têm valor legal e os pacientes podem acessar as drogarias fazendo uso dessas receitas com legalidade absoluta’, frisou.

COREN

O enfermeiro fiscal do COREN-PB, Glauber Galiza, também atestou a qualidade do serviço. ’O sistema digital confere mais segurança ao profissional de enfermagem do que o físico, porque o profissional fica assegurado quando está executando uma atividade prescrita, pois todas as ações são registradas no protocolo digital’, disse.

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