• terça-feira, 30 de abril de 2024

O relatório do deputado Ruy Carneiro em defesa da ampliação de terapias nutricionais para pacientes com câncer foi aprovado pela Comissão de Saúde da Câmara Federal. No documento, o parlamentar esclarece que os critérios atuais são muito restritivos e dificultam a habilitação de terapia enteral e parenteral no Sistema Único de Saúde, principalmente nos serviços de oncologia.

Ruy defende o tratamento completo e eficaz aos pacientes com câncer, garantindo acesso a todos os recursos disponíveis. “A Comissão Especial de Combate ao Câncer identificou falha na distribuição de terapia nutricional. Também foi percebido que os requisitos exigidos pela portaria do Ministério da Saúde, que trata das terapias nutricionais, são bastante restritivos. Isso tem resultado num baixo credenciamento dos serviços de oncologia. Nossa luta é para tornar o tratamento o mais inclusivo possível, principalmente para aqueles que mais precisam”, esclareceu.

O Projeto de Decreto Legislativo 146/2023 susta parcialmente a aplicação da Portaria da Secretaria de Atenção à Saúde do Ministério da Saúde nº 120, de 14 de abril de 2009. A regulamentação dispõe sobre credenciamento e habilitação dos serviços de assistência de alta complexidade em terapia nutricional enteral e enteral/parenteral.

A matéria segue para a Comissão de Constituição e Justiça e de Cidadania e depois deverá ser votada em plenário.

Ruy também é relator do PL 2514/2023, que inclui o direito do paciente oncológico a terapia nutricional mais adequada no Estatuto da Pessoa com Câncer.

Deixe uma Resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.