• domingo, 28 de abril de 2024

Em decisão unânime nesta quinta-feira (9), o Tribunal Superior Eleitoral (TSE) deu o aval para a fusão entre o PTB e o Patriota, resultando na criação do Partido da Renovação Democrática (PRD) com o número 25. Essa movimentação ganha destaque como uma possível opção para o chamado ‘triunvirato’ político, composto pelos deputados Cabo Gilberto Silva e Walber Virgolino, além do comunicador Nilvan Ferreira.

O novo partido surge como alternativa para os deputados mencionados, caso sejam liberados pelo PL, atual partido ao qual estão filiados. No caso de Nilvan Ferreira, é importante destacar que ele era presidente do PTB na Paraíba, mas acabou sendo excluído e se abrigou no PL, enquanto o PTB apoiou a candidatura de Pedro Cunha Lima (PSDB).

Por sua vez, o Patriota era liderado pelo deputado Walber Virgolino, que, diante das dificuldades em estruturar a legenda, deixou o partido e também se filiou ao PL. O histórico do ‘triunvirato’ junto às duas legendas não é dos melhores, considerando também a mudança de ideologia ao longo do tempo.

Guga Aragão, vereador de João Pessoa e autointitulado presidente do PRD na Paraíba, já anunciou seu apoio ao projeto de reeleição do prefeito Cícero Lucena (PP), enquanto Nilvan Ferreira se posiciona como pré-candidato.

Os ministros do TSE acompanharam o entendimento da relatora, ministra Cármen Lúcia, de que a fusão atendeu a todos os requisitos legais e formais, incluindo a aprovação de um novo estatuto nacional. A Procuradoria Geral Eleitoral também respaldou a fusão, destacando que as impugnações solicitadas não afetam matérias de competência da Justiça Eleitoral.

Deixe uma Resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.