• quarta-feira, 15 de maio de 2024

O líder do Partido Socialista Brasileiro (PSB) na Câmara dos Deputados, paraibano Gervásio Maia, tomou a decisão, nessa segunda-feira (05), de apresentar um requerimento solicitando a retirada do partido do chamado “blocão” liderado pelo presidente da Câmara dos Deputados, Arthur Lira.

Vale ressaltar que o chamado blocão inclui, além do psb, partidos como União Brasil, PP, PDT, PSDB, Cidadania, Avante, Solidariedade e Patriotas e foi criado por Lira como uma reação do Centrão ao PT e ao PL, que detêm as maiores bancadas. Juntando as siglas, o Centrão garantia as maiores bancadas, e, portanto, prioridade na escolha de comissões. Com o pedido de Gervásio, 14 parlamentares deixam o bloco que agora conta com 162 parlamentares, ainda mantendo sua posição como o maior bloco na Casa.

Essa decisão foi tomada no mesmo dia em que Lira aumentou suas críticas ao governo Lula, durante discursso de retorno às atividades parlamentares. A crítica do presidente da Casa é especialmente devido ao veto do presidente Lula (PT) a R$ 5,6 bilhões em emendas ao orçamento da União.

Deixe uma Resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.