• segunda-feira, 29 de abril de 2024

A Câmara Municipal de João Pessoa (CMJP) entregou, na manhã desta sexta-feira (12), o Título de Cidadão Pessoense ao presidente do Sindicato dos Contabilistas do Estado da Paraíba (Sincontabil-PB), Laércio Gonçalves Braga. O vereador Marmuthe Cavalcanti (Republicanos) propôs a honraria e a solenidade. Familiares, amigos e colegas de profissão do homenageado prestigiaram a sessão.

Na ocasião houve a apresentação da violinista Belle Soares, que executou as músicas ‘Asa Branca’ e ‘Paraíba Masculina’ de Luiz Gonzaga; ‘Eu Só Quero um Xodó’, de Dominguinhos; e ‘Feira de Mangaio’, de Dominguinhos, Oswaldinho do Acordeon e Sivuca. Também houve a exibição de vídeo com depoimentos de familiares e amigos do agraciado.

Além do propositor da sessão, compuseram a mesa de trabalho o vereador Bosquinho (PV); o primo do homenageado Johnson Abrantes; o representante da Receita Federal, Hamilton Sobral; presidente da Câmara de Dirigentes Lojistas (CDL), Divaldo Vilar; o presidente do Conselho Regional de Contabilidade na Paraíba, Albeci Filho; e o presidente do Sindicato das Empresas de Contabilidade da Paraíba, Moises Barreto Neto.

O vereador Marmuthe Cavalcanti destacou que o homenageado é um ser muito especial, de alma límpida, e um exemplo de humildade, com perseverança no trabalho e compromisso com a cidade. “Laércio é um político nato, a Câmara perde muito não o tendo nesta Casa lutando pela população de nossa cidade. Aprendi a admirá-lo e a gostar dele. Sempre aprendo com ele, em diálogos, e tenho uma franca admiração, que me levou a fazer essa justa homenagem. Nossa cidade faz justiça e ganha mais um filho nobre para dar continuidade à sua contribuição com nossa população”, justificou.

O propositor também ressaltou que o Título é um justo reconhecimento pelos relevantes serviços prestados enquanto destacado cidadão, homem público e protagonista das lutas de classe da categoria da Contabilidade na Paraíba. Ele também enfatizou que o homenageado gera mais de mil empregos na condução do Sincontabil-PB, e que conseguiu a construção do Centro de Lazer da categoria na Capital paraibana. “Me honra e me orgulha ter um conterrâneo pessoense desse quilate. Quero lhe agradecer por sua história marcante. Agora essa é também sua cidade, de fato e de direito, que recebe de braços abertos tão ilustre filho”, asseverou.

O vereador Bosquinho (PV) destacou as conquistas do homenageado como sindicalista. “Ele conseguiu dar uma visibilidade ao sindicato dos contabilistas. É um sindicalista que não vejo fazendo zoada, barulho, nem greve. Ele trabalha no silêncio e consegue fazer com que a categoria tenha respeito. Seu feito maior foi a sede atual, onde funciona o sindicato”, afirmou o vereador, salientando que o homenageado, agora pessoense, tem mais responsabilidade em continuar ajudando a melhorar a Capital paraibana.

Primo do homenageado, o advogado Johnson Abrantes externou sua satisfação em participar de tão dileta homenagem ao primo Laércio Gonçalves Braga. “Marmuthe foi feliz em fazer uma retrospectiva da trajetória de vida de Laércio, vindo do inteiro para fazer história em João Pessoa. Conquistou lugar privilegiado na Capital com árduo trabalho. Nossa amizade é familiar e histórica. Os depoimentos de seus colegas, nos diversos estados do país, que vimos no vídeo exibido, são prova da mais profunda reverência à sua atuação profissional”, referendou.

O presidente da CDL, Nivaldo Vilar, disse da satisfação em estar presente na homenagem. “É uma honra muito grande estar representando o setor lojista de João Pessoa, através da CDL, para trazer os parabéns de toda nossa diretoria e dos associados”, afirmou.

Albeci Filho disse que é testemunha da história sindical do homenageado na área contabilista da Paraíba, nas discussões dos dissídios coletivos. “Desde esta época venho conhecendo a sua visão e capacidade. Posso decretar que sua ação contribuiu para a maior evolução sindical vista no país e no mundo. Trago homenagem dos contadores através do Conselho Regional dos Contadores”, revelou.

O presidente do Sindicato das Empresas de Contabilidade da Paraíba, Moisés Barreto, afirmou que, assim como o homenageado, veio do sertão em busca de melhores condições na Capital. “Isso é digno de orgulho. Parabéns, meu irmão! Você é merecedor desse Título que recebe hoje, não só pelos amigos, que não são poucos, mas pelo trabalho que você tem desenvolvido em nossa Capital. Realmente evoluiu não só a classe contábil e sindical, mas a Capital como um todo”, reconheceu.

O representante da Receita Federal, Hamilton Sobral, revelou que mesmo com pouco tempo de convívio com o agraciado, percebeu o quanto ele é profissional e atencioso nas mais diversas áreas de sua atuação. “Não podemos viver sem o profissional de contabilidade. A Receita Federal não existe sem contador. Posso dizer que sua trajetória nos deixa contentes e com satisfação em participar desta homenagem”, comentou.

A filha do homenageado, a professora Lidiane Braga, destacou a vivência de casa. “É difícil não se emocionar nesse momento. Vemos as homenagens a ele enquanto trabalhador e profissional, mas é dentro de casa que a gente conhece quem é realmente a pessoa. E nosso pai é um exemplo de integridade”, enfatizou Lidiane, acrescentando que ele também é um excelente exemplo de pai, marido e avô. “Que a sua vida, independente de onde esteja, resplandeça a luz de Cristo”, finalizou.

O agraciado Laércio Gonçalves Braga agradeceu ao vereador Marmuthe Cavalcanti pela homenagem e a todos os familiares, amigos e parceiros profissionais pela parceria em sua trajetória de vida e na área profissional. “Dedico este Título a todos vocês contabilistas, a toda nossa diretoria do Sicontabil-PB e a toda minha família, principalmente a minha esposa, que tem me dado força para suportar todo esse movimento que tanto amo, e tanto gosto, que é o Movimento Sindical. Haja coração, ainda bem que não tomo remédio e minha pressão está sempre normal. É muita emoção. Contem sempre comigo, mesmo sem estar nesta Casa, pois minha política é sindical”, assentiu.

O homenageado é natural de São Gonçalo, distrito de Sousa, no interior paraibano. É bacharel em Ciências Contábeis, tem licenciatura em Geografia e formação em Radialismo. Também é atuante na área sindical e em ações sociais pela cidade, como a distribuição de leite e pão para pessoas em situação de rua. É o atual presidente do Sindicato dos Contabilistas do Estado da Paraíba (Sincontabil-PB).

Deixe uma Resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.