• sábado, 18 de maio de 2024

Uma das principais conquistas da Prefeitura de Campina Grande em 2022, por meio da Secretaria de Assistência Social (Semas), foi o avanço na inclusão social. Logo no início do ano foi realizado o I Encontro Municipal de Raros, através da Coordenação de Políticas Públicas para Pessoas com Deficiência (PCD), que teve como objetivo levantar a discussão sobre a causa dos raros e marcar o Dia Mundial das Doenças Raras, que transcorre anualmente, em 28 de fevereiro.

Dando sequência aos avanços na inclusão social, o prefeito Bruno Cunha Lima, através da Coordenação PCD, fez o lançamento do projeto Colo pra Mãe, que tem como objetivo, oferecer cuidados especiais às mães de crianças com deficiência. Em nove meses de funcionamento, o projeto já alcançou 1.500 “mães atípicas”, e facilitou o acesso delas as mais diversas ações e benefícios. Neste ano, também foram realizadas a 1ª e 2ª Edição do Encontrão de Mães Atípicas do Projeto Colo pra Mãe, além do Festival de Artes Inclusivas com grande público no Teatro Municipal.

Primeira Infância

A Primeira Infância tem sido uma das prioridades da Prefeitura, através do programa Criança Feliz, que até novembro deste ano, realizou 3.656 visitas, sendo desse total, 80 mil em domicilio. Os atendimentos também incluem 2.880 crianças de 0 a 32 meses. Desse total, 28 delas com algum tipo de deficiência e 30 que estão em acolhimento, (0 a 6 anos), por meio do Plano de Ação Integrado para Crianças em Acolhimento – PAIN, implantado este ano.

Este ano, Campina Grande foi o único município no Nordeste a sediar o Encontro Regional sobre o Marco Legal da Primeira Infância e os Desafios para a Intersetorialidade, no Centro de Convenções do Garden Hotel. O programa também desenvolveu ações intersetoriais, em alusão ao Dia das Crianças (12 de outubro), em bairro e distritos da cidade, e ainda a “Chegada do Papai Noel”, nos bairros Major Veneziano, Três Irmãs e nos distritos de São José da Mata, Catolé de Boa Vista e Galante, reunindo 3.250 pessoas, entre adultos e crianças, alcançados.

Criança e Adolescente

A Diretoria de Proteção Especial de Média e Alta Complexidade, através do Programa de Erradicação do Trabalho Infantil (PETI), e da Gerência da Criança e do Adolescente, realizou durante os festejos juninos, a 7ª Edição da Ação Intersetorial de Proteção à Criança e ao Adolescente, com atuação no Parque do Povo e no distrito de Galante (2ª Edição). A ação teve como objetivo, garantir o direito das crianças e adolescentes, contra qualquer tipo de violação e trabalho infantil, com o total de 127 situações, envolvendo crianças e adolescentes nesses locais.

Atenção com a Pessoa Idosa

A Gerência da Pessoa Idosa, realizou campanha em alusão ao Dia Mundial de Sensibilização e Combate à Violência contra a Pessoa Idosa, com tema: “Respeite as conquistas da Pessoa Idosa! Elas são o seu Maior Patrimônio”. A ação contou com oficinas, workshop, seminários, e pit-stop em semáforos de vários bairros da cidade.

Também foi realizado a “Mostra de Talento Sênior”, na Estação Cidadania – Cultura, nas Malvinas, em comemoração ao Dia Internacional do Idoso (01 de outubro), que promoveu o resgate de talentos da pessoa idosa, por meio da música, dança e artes plásticas. O Centro Municipal de Convivência do Idoso (CMCI), que atende 300 usuários atualmente, comemorou mais de duas décadas de serviços prestados à comunidade, com uma vasta programação, incluindo a inauguração da academia popular na unidade, que funciona nos Cuités.

Transformando famílias

Avaliação positiva também em relação ao programa Famílias Fortes do governo federal, que atendeu uma média de 360 famílias no município, através dos encontros realizados em seis Centros de Referência e Assistência Social (CRAS). Este ano, o programa também iniciou atendimentos em parceria com a Universidade Federal de Campina Grande (UFCG), que realizou uma média de 240 atendimentos às famílias, com filhos de 12 a 14 anos.

CadÚnico/ CRAS / CREAS / Centro Pop

O CadÚnico, atendeu este ano 33.308 famílias com cadastros no Auxílio Brasil e outras 36.354 foram beneficiadas com a Tarifa Social Energia Elétrica. O órgão também realizou mais de 50 ações descentralizadas.

Os Centros de Referência em Assistência Social (CRAS), fecharam o ano, com o total de 44.885 famílias acompanhadas, e um total de 27.416 atendimentos individuais. Foram entregues também benefícios eventuais, sendo: 112 auxilio natalidade; 494 auxilio funeral; e 9.480 cestas básicas através das unidades.

O Centro de Referência Especializado para Pessoas em Situação de Rua – Centro Pop, atendeu o total de 56.594 pessoas durante o ano. Já os três Centros de Referência Especializado de Assistência Social (CREAS), seguem acompanhando 15.594 famílias, com mais 605 que foram inseridas este ano.

PB Agora

Deixe uma Resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.