• sábado, 27 de abril de 2024

O vereador de João Pessoa, Marmuthe Cavalcanti (Republicanos), repudiou as falas de Fernanda Bande, participante do reality show Big Brother Brasil (BBB), que em conversa exibida na última segunda-feira (18) na Globo, aludia outra participante como alguém “dodói”, afirmando “estava faltando cromossomo ali”.

De acordo com o vereador, a fala da participante seria classificada como ‘capacitista’ e contribui com a discriminação e o preconceito social contra pessoas com alguma deficiência. “Essa semana ela disse que uma pessoa com Síndrome de Down, uma pessoa com deficiência no cromossomo é uma pessoa dodói e não é uma pessoa dodói, é uma pessoa que de fato tem uma deficiência e que precisa da atenção do poder público e consegue viver em sociedade como qualquer outra pessoa”, disse o parlamentar, durante pronunciamento na Câmara Municipal de João Pessoa (CMJP).

A Federação Brasileira das Associações de Síndrome de Down (FBASD) divulgou uma nota de repúdio esta semana contra a fala de Fernanda e lembrou que o comentário foi ao ar na semana em que se comemora o Dia Nacional e Internacional da Síndrome de Down. “E lamentável, que em plena semana na qual se comemora o Dia Nacional e Internacional da Síndrome de Down, dia 21 de março, cujo propósito é trazer esclarecimentos e informações acerca dessa condição genética e eliminar o preconceito ainda existente na sociedade, que um programa repercutido nacionalmente propague esse tipo de conteúdo”, diz um trecho da nota.

Deixe uma Resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.