• domingo, 21 de julho de 2024

Clima de festa, energia, disposição, muita música e comidas típicas marcaram a edição do projeto, organizado pela Secretaria de Assistência Social

Durante a maior parte do ano, a rotina das composições ferroviárias que ligam as cidades da região metropolitana da capital do estado é previsível. Servem em primeira mão, ao deslocamento de pessoas que vão ao trabalho, à escola ou à feira, realizando pequenos percursos entre as estações.

Em um dia específico do mês de junho, contudo, o trem experimenta uma quebra de rotina: uma explosão de cores e um clima de animação e alegria se espalha pelos vagões, movida pela vitalidade das usuárias dos Serviços de Convivência da Secretaria Municipal de Assistência Social (Semas)

Nesta terça-feira (18), cerca de 150 usuários, juntamente com as equipes da Semas e representantes do Ipsemc, todos vestidos a caráter e munidos de muita alegria, embarcaram, no tradicional “Trem do Forró “de Cabedelo, para uma viagem de ida e volta ao município vizinho de Santa Rita. Foi mais uma edição do expresso que conduz a alegria, a vitalidade e a disposição para a festa das pessoas que atingiram a maturidade com a força vital, o cultivo das memórias e o apego às tradições regionais.

“Um passeio movido a muito vitalidade, alegria e animação compartilhada entre nossos usuários. É essa a proposta por trás da organização do Trem do Forró. A Semas, por meio dos SCFV procura, ao longo de todo ano, movimentar um calendário de eventos, por meio de uma programação voltada ao lazer e às comemorações pontuais das datas festivas. Entre essas não poderia faltar o São João, uma festividade tão importante para nossa região, no que traz de tradição e manifestação da cultura regional”, comentou a secretária da assistência social, Mariana Jubert.

A recepção aos forrozeiros contou com animação de trio de forró pé de serra  , com um repertório de sucessos regionais, e mesa com comidas típicas. No embarque, os participantes ocuparam dois vagões da composição e a festa seguiu pelos trilhos, sendo pontuada pelo canto e pela dança dos animados forrozeiros da terceira idade. 

O Trem é uma iniciativa que tem como objetivo promover o São João das idosas que frequentam o Centro de Referência da Assistência Social (Cras) e do Centro de Convivência e Fortalecimento de Vínculos (SCFV),  juntamente com componentes do grupo de frequentadoras das atividades do Instituto de Previdência dos Servidores Municipais (Ipsemc). A ação compõe a série de eventos que a Semas dedica aos usuários dos serviços coordenados pela pasta ao longo do ano e em datas especiais.

Deixe uma Resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.