• sexta-feira, 26 de abril de 2024

No dia 5 de agosto de 1585 os portugueses chegaram às terras paraibanas, fundando a Cidade Real de Nossa Senhora das Neves, a terceira mais antiga do Brasil. A data é um feriado estadual, que lembra a emancipação do Estado Paraibano. Em 1588, a cidade passou a se chamar Filipéia de Nossa Senhora das Neves, em homenagem ao Rei Filipe, da Espanha e de Portugal. Durante a invasão holandesa, em 1634, tornou-se Frederikstadt (Frederica). A partir de 1654, seu nome foi trocado para Parahyba do Norte. E em 1930, finalmente, a cidade passa a se chamar João Pessoa, capital da Paraíba.

Para os pessoenses, a data é comemorada em dose tripla, com o aniversário da cidade de João Pessoa; Dia de Nossa Senhora das Neves, padroeira da capital paraibana; e dia da fundação da Paraíba. A ocasião é marcada por festas e comemorações em todo o Estado. Inclusive, o feriado estadual acontece desde 1967, com a Lei Nº 3.489, sendo ratificada em 2015 pela Lei Estadual Nº 10.601/2015, como a data magna do Estado da Paraíba.

E neste dia tão especial, o vereador de João Pessoa e pré-candidato a deputado federal, Marmuthe Cavalcanti (Republicanos), parabeniza o povo pessoense e paraibano. “Parabéns João Pessoa, parabéns Paraíba! Minha saudação a todos os pessoenses e paraibanos, que assim como eu tem o privilégio de viver nesta terra tão amada e acolhedora. Com as bençãos de Deus e de Nossa Senhora das Neves, e pela vontade do povo, quero ter a honra de representar a nossa cidade e o nosso Estado na Câmara Federal, para colocar em pauta e defender os interesses da nossa gente, e para trazer investimentos que proporcionem mais qualidade de vida para todos”, afirmou.

O parlamentar também fez uma saudação especial aos moradores da Zona Sul de João Pessoa, região onde tem uma grande e histórica atuação política, social e comunitária. “Meus amigos e amigas da Zona Sul me presenteiam diariamente com seu carinho e acolhimento. O melhor presente que posso dar a João Pessoa é retribuir todo o carinho com muito trabalho pelo desenvolvimento desta região tão importante para a capital paraibana. É aqui onde moro e vejo no povo tanta coragem, determinação e garra para construir uma João Pessoa ainda melhor de se viver. Está chegando a hora de escrevermos juntos um novo capítulo desta história”, concluiu Marmuthe.

Deixe uma Resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.