• domingo, 19 de maio de 2024

A Prefeitura de Mamanguape, através da Secretaria Municipal de Saúde, anunciou, na manhã desta quinta-feira (16) um fluxograma de testagem em covid-19 para profissionais de saúde e da segurança púbica de toda região do Vale. Os testes vêm por meio de uma parceira formada entre o Governo do Estado (secretaria) com as Regionais de saúde, através do COSEMS – Conselho de Secretarias Municipais de Saúde da Paraíba.

Os profissionais que apresentarem quadros sintomáticos respiratórios deverão procurar a Unidade de Saúde da Família Municipal para avaliação, no município de origem; o teste rápido na cidade Mamanguape deverá ser realizado a partir do 10° dia do início dos primeiros sintomas; o profissional da Unidade de Saúde da Família deverá realizar preenchimento do formulário eletrônico indicado na nota técnica.

O secretário de Saúde de Mamanguape, Rafael Aires disponibilizou, na Secretaria de Saúde de Mamanguape contatos para agendamento através do fone: 3292-2269, no horário de 7:00 as 13:00.

O fluxograma apresentado pela equipe (foto) da secretaria de Mamanguape, que estará em funcionamento a partir do dia 20 de abril, dia que o direcionamento do profissional para testagem conforme agendamento (de segunda a sexta de 8 às 11 horas) será na Escola Municipal Adailton Coelho Costa, BR 101 (por trás do Restaurante O Sombreiro), no bairro Santa Edvirgens.

O profissional deverá estar devidamente paramentado com os EPI’s adequados assim como, o motorista que irá conduzi-lo; o transporte sanitário deverá ser exclusivo para o profissional realizar o teste com retorno imediato para local de origem;

De acordo com Rafael, toda uma estrutura montada para atender a demanda, dentro do fluxograma. “Montamos o fluxograma e orientamos que em caso de urgência entrar em contato com a gestão de saúde de Mamanguape”, acrescentou o secretário.

Em reunião na Secretaria de Saúde, a tesoureira do Fundo Municipal de Saúde, Danielle Rodrigues disse que mesmo com as quedas dos recursos, os esforços estão concentrados no sentido de obedecer a destinação correta. “Apesar das quedas nas receitas próprias (FPM e ICMS) Estamos aplicando nosso custeio e, conjuntamente, estamos aplicando os recursos federais que vieram destinados ao combate à pandemia objetivando a minimização dos efeitos da crise”, detalhou Danielle.

Deixe uma Resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.